quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O QUE O MERCADO DE TRABALHO ESPERA DOS NOVOS GESTORES, E OS ALUNOS DE SUAS FACULDADES.


O processo de globalização traz, como mensagem, a idéia da formação de uma grande aldeia global, eliminando fronteiras e possibilitando o compartilhamento de inovações tecnológicas e científicas. Promove, assim, um desenvolvimento equilibrado das nações. Todavia, com a globalização, avolumam-se, também, novas formas de violência e criminalidade, como a pirataria, o neofascismo, a atuação dos hackers, dos crackers, dos hooligans, dos serial killers, os crimes ambientais, os crimes cibernéticos e o avantajado crescimento do tráfico de entorpecentes.


    A gestão da segurança privada precisa ser encarada com a devida seriedade, de modo a garantir a manutenção da estabilidade da organização, do próprio negócio e das pessoas que lhe prestam serviços. Portanto, num momento em que a sociedade convive com um ambiente de intranqüilidade em diversos e diferentes aspectos, devido às condições adversas que atingem pessoas, instituições ou bens essenciais, o mercado de trabalho necessita de profissionais com formação específica na área de segurança.


    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada deve estar voltado para o atendimento das necessidades de um mercado que carece de profissionais com formação sólida em gestão de segurança, em nível de graduação. Num contexto de globalização da criminalidade e de crescente suscetibilidade das empresas e das pessoas a eventos de natureza contravencional e/ou criminosa, cresce a demanda por profissionais capazes de tomar decisões em nível estratégico, tático e operacional, visando especialmente à prevenção da ocorrência de ações capazes de representar ameaça às pessoas, ao patrimônio, à imagem corporativa, aos projetos, produtos, serviços e informações das empresas.


    O curso de formação desse profissional deve ter a condição de formar um Gestor capaz de exercer atividades na área de segurança empresarial, residencial e pessoal, qualificado para planejar, organizar, desenvolver, avaliar, supervisionar programas, planos e projetos de segurança de forma integrada e gerir empresas de segurança, vigilância patrimonial, serviços de segurança de instituições, organizações e setores de administração de patrimônio público e privado. A segurança empresarial inclui a atenção à inviolabilidade do patrimônio científico-tecnológico, representado pelo “know-how” de seus processos e a patente de seus produtos, coibindo ou inibindo a espionagem industrial e a pirataria.

Seria muito proveitoso se em nosso próximo e último semestre letivo, tivéssemos algumas das Disciplinas listada abaixo, pois são disciplinas de grande valia para o profissional em sua carreira.

- Segurança de Informações;
- Fundamentos da Negociação (voltado para Segurança Privada);
- Análise de Riscos e Prevenção de Perdas Corporativas;
- Processos de Inteligência da Investigação;
- Doutrina da Inteligência;
- Sociologia do Crime e da Violência;
- Marketing Aplicado à Segurança;
- Segurança Física das Instalações (voltado para Segurança Privada).

    O Ensino Superior no Brasil virou feira de frutas e no meu ponto de vista, nós alunos devemos exigir mais qualidade de nossas entidades formadoras além de formação condizente com as exigências do mercado de trabalho atual e futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário